quarta-feira, 30 de maio de 2012

Edital - Mestrado UERJ


UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ

CENTRO BIOMÉDICO

FACULDADE DE ENFERMAGEM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO




EDITAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM - TURMA 2013
MESTRADO ACADÊMICO

A Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) faz saber aos interessados que, no período de 04 de junho a 20 de agosto de 2012 estarão abertas as inscrições para a seleção dos candidatos ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem - Curso de Mestrado, Área de Concentração em Enfermagem, Saúde e Sociedade, para turma com início em 2013/1º semestre.

O Programa de Pós-graduação em Enfermagem estrutura-se em torno de 3 (três) Linhas de Pesquisa, a saber:
  • Linha 1: Fundamentos Filosóficos, Teóricos e Tecnológicos do Cuidar em Saúde e Enfermagem
  • Linha 2: Trabalho, Educação e Formação Profissional em Saúde e Enfermagem
  • Linha 3: Saberes, Políticas e Práticas em Saúde e Enfermagem

As vagas serão distribuídas entre os docentes orientadores credenciados pelo Programa, segundo informado no quadro 1, de acordo com as Linhas de Pesquisa:

Quadro 1 – Número de vagas de orientação por docente


Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues
Linha 1
Célia Pereira Caldas
Denilson Campos de Albuquerque
Iraci dos Santos
Lina Márcia Miguéis Berardinelli
Sandra Teixeira de Araújo Pacheco
Elias Barbosa de Oliveira
Linha 2
Helena Maria Scherlowski Leal David
Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza
Antonio Marcos Tosoli Gomes
Linha 3
Denize Cristina de Oliveira
Jane Márcia Progianti
Lucia Helena Garcia Penna
Octavio Muniz da Costa Vargens
Rosângela da Silva Santos
Sonia Acioli de Oliveira



 TOTAL
 24







I - VAGAS E CLIENTELA:

I.1.       Será oferecido um total de 24 vagas para o curso de mestrado, destinadas a portadores de diploma de Graduação Plena nas áreas da saúde, outorgados por Instituição de Ensino Superior oficial ou reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação.
I.2. Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único.
I.3. A Comissão de Seleção do Programa reserva-se o direito de não preencher o total de vagas oferecido.


II - INSCRIÇÕES:

II.1. Período e Local das Inscrições:

a)      As inscrições serão realizadas no período de 04 de junho a 20 de agosto de 2012, de segunda à sexta, das 9 às 15 horas;
b)     O local para as inscrições será a Faculdade de Enfermagem da UERJ/Secretaria do Programa de Pós-graduação, situada ao Boulevard 28 de Setembro, nº 157, 7º andar, sala 702, em Vila Isabel, CEP 20.551-030 - Rio de Janeiro/RJ. Telefone(s): (21) 2868-8236 ramal 210 e (21) 2334-2073;
c)      O candidato deverá dirigir-se ao local de inscrição para a retirada do boleto bancário no valor de R$ 100,00 (cem reais), em favor do CEPUERJ;
d)     Após efetuar o pagamento da taxa, o candidato deverá retornar ao local de inscrição munido de 1 (uma) via do boleto bancário, para preenchimento da ficha de inscrição em formulário próprio, além de apresentar, obrigatoriamente, os documentos listados a seguir:

II.2. Documentos Exigidos:

a)      02 (duas) fotos 3x4, de data recente;
b)     Cópia da Carteira de Identidade e do CPF;
c)      Cópia frente e verso do Diploma de Graduação Plena;
c.1. candidatos cujos diplomas ainda não tiverem sido expedidos pela Instituição de Ensino Superior (IES) no ato da inscrição para o processo seletivo, poderão se inscrever, desde que apresentem declaração da IES indicando as datas de conclusão e colação de grau de curso de graduação plena;
c.2. no caso de candidatos possíveis concluintes de curso de graduação plena, com término previsto no segundo semestre de 2012 é obrigatória a apresentação de declaração da IES de origem, indicando a data da provável conclusão do curso ou colação de grau;
d)     Cópia do Histórico Escolar completo da graduação plena com a data da colação de grau;
d.1. Cópia do Histórico Escolar da Graduação com os registros até o semestre em questão, para os candidatos que estejam na condição expressa no item c.2;
e)      Curriculum,  no modelo da Plataforma Lattesem 2 (duas) vias, sendo uma delas com toda a documentação comprobatória; para informações e preenchimento do Currículo Lattes, acessar a página internet do CNPq (http://lattes.cnpq.br)
f)      Plano de estudos em 2 (duas) vias, conforme modelo fornecido pela secretaria do Programa ou na internet (www.facenf.uerj.br);
g)     Cópia do comprovante de inscrição no Conselho Regional da categoria profissional do candidato;
h)     Declaração do candidato que ateste disponibilidade de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais para o desenvolvimento do curso.

II.3. No ato da inscrição, o candidato deverá optar pelo idioma de Língua Estrangeira, a saber: Inglês, Espanhol ou Francês.
II.3.1. Poderão solicitar isenção da prova de língua estrangeira, mediante apresentação de comprovante no ato da inscrição ao processo seletivo:
II.3.1.1. candidato portador de certificado de proficiência emitido por instituição de ensino de idioma estrangeiro reconhecida pela CAPES,  nos últimos 24 (vinte e quatro) meses anteriores à inscrição;
II.3.1.2. candidato que tenha comprovante de aprovação em prova de língua estrangeira em concurso feito para o curso de mestrado, reconhecido pela CAPES, nos últimos 24 (vinte e quatro) meses anteriores à inscrição.
   II.3.2. A isenção não será automática e dependerá de parecer da Comissão de Seleção.

II.4. Candidatos estrangeiros deverão apresentar adicionalmente:
II.4.1.Cópia do diploma de Graduação Plena e histórico escolar completo com vistos consulares brasileiros e tradução feita por tradutor público juramentado no Brasil;
II.4.2. Passaporte válido com visto de entrada no Brasil, se cabível.


II.5. Resultado da Inscrição:

a)      A inscrição dos candidatos no processo seletivo para o Programa de Pós-graduação em Enfermagem – Curso de Mestrado será confirmada após verificação da documentação apresentada e divulgada pela Secretaria do Programa;
b)     Os candidatos que não apresentarem a documentação completa terão menção de inscrição não aceita, divulgada pela Secretaria do Programa


III - DO PROCESSO SELETIVO:

III.1. O processo seletivo será constituído das seguintes etapas obrigatórias:

a)      Prova de Língua Estrangeira (caráter eliminatório);
a.1. A prova terá duração máxima de 3 horas, não sendo permitida consulta de qualquer natureza
a.2. Candidatos estrangeiros prestarão adicionalmente exame de proficiência em Língua Portuguesa, exceto aqueles oriundos de países lusófonos.
b)     Prova escrita (caráter eliminatório);
b.1. A prova terá duração máxima de 3 horas e constará de leitura, compreensão e interpretação de texto sobre temas pertinentes às linhas de pesquisa do Programa.
b.2 Não será permitida a utilização de aparelhos eletroeletrônicos durante todo o período de realização da prova.
c)      Entrevista para análise e argüição sobre a experiência acadêmica e profissional pregressa do candidato e do plano de estudos (caráter eliminatório).
c.1. Na análise do plano de estudo será avaliada a pertinência da investigação proposta às temáticas de estudo do orientador, assim como a sua adequação às linhas de pesquisa do Programa e exigências acadêmicas do mestrado.
d)     Análise do Curriculum e do Histórico Escolar (caráter classificatório);
d.1. Na análise do Curriculum, que inclui o Histórico Escolar, será levada em consideração a produção científica, técnica e atuação profissional do candidato, bem como seu desempenho durante a graduação e as condições para realização do mestrado.


IV - CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO DOS CANDIDATOS:

a)      será considerado aprovado na prova de língua estrangeira, o candidato que obtiver a menção apto;
a.1. o candidato estrangeiro que não obtiver a menção apto no exame de proficiência em Língua Portuguesa será eliminado do processo seletivo.
b)     será considerado aprovado na prova escrita, o candidato que obtiver nota mínima 7,0 (sete);
c)      na análise do Curriculum será atribuída nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez);
d)     será considerado aprovado na entrevista o candidato que obtiver nota mínima 7,0 (sete);
e)      dos resultados das etapas b, c e d será extraída uma média ponderada final obtida pelo candidato, com peso 2 (dois) para a prova escrita, com peso 1 (um) para análise do Curriculum,  e peso 3 (três) para a entrevista;
f)      Será considerado APROVADO o candidato que obtiver nota média final mínima 7,0 (sete), considerada a ponderação indicada no item e;
g)     O candidato poderá ser aprovado, mas não selecionado.


V - CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DOS CANDIDATOS APROVADOS:

a)      Será considerado SELECIONADO o candidato que
a.1. atender aos critérios de aprovação;
a.2. obtiver aceite, por um professor orientador, do plano de estudos apresentado, respeitados os limites de vagas estabelecidos pelo Programa. 

VI - MATRÍCULA:

VI.1. Terão direito à matrícula os candidatos aprovados e selecionados.

VI.2. No ato da matrícula o candidato deverá apresentar os originais dos documentos: Diploma de Graduação Plena, Histórico Escolar completo, CPF, Identidade e comprovante de inscrição no Conselho Regional de sua categoria profissional.

VI.3. Em caráter excepcional, poderá ser aceita, provisoriamente, declaração de conclusão da graduação plena, mantendo-se a apresentação dos demais documentos previstos. A não apresentação do diploma de graduação no prazo de 12 (doze) meses, a contar da data da matrícula, implicará em desligamento do aluno do Programa.

VI.4. A matrícula dos candidatos selecionados para o Programa de Pós-graduação em Enfermagem realizar-se-á de 04 a 08 de fevereiro de 2013, de segunda a sexta, das 9 às 16 horas, na Secretaria do Programa.

VI.5. Em caso de desistência da matrícula poderão ser convocados outros candidatos aprovados. A data para a reclassificação de candidatos encontra-se estabelecida no calendário deste edital.

VII - CALENDÁRIO:

a)      INSCRIÇÕES:
Data: 04/06/2012 a 20/08/2012
Horário: 09 às 15 horas
Local: Secretaria do Programa

b)     RESULTADO DAS INSCRIÇÕES E ISENÇÃO DA PROVA DE LINGUA ESTRANGEIRA
Data: 31/08/2012
Horário: 09 às 15 horas
Local: Secretaria do Programa

c)      PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA
(Somente Candidatos Estrangeiros Farão A Prova De Língua Portuguesa)
Data: 11/09/2012
Horário: 9 às 12 horas
Local: Faculdade de Enfermagem UERJ

d)     PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA:
Data: 11/09/2012
Horário: 14 às 17 horas
Local: Faculdade de Enfermagem UERJ

e)      DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E LÍNGUA PORTUGUESA:
Data: 08/10/2012
Horário: 17 horas
Local: Faculdade de Enfermagem UERJ


f)      PROVA ESCRITA:
Data: 18/10/2012
Horário: 14 às 17 horas
Local: Faculdade de Enfermagem UERJ

g)     DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA PROVA ESCRITA E DO CALENDÁRIO DE ENTREVISTAS:
Data: 14/11/2012
Horário: 14 horas
Local: Faculdade de Enfermagem UERJ

h)     VISTA DE PROVA(S):
Data: 21/11/2012
Horário: 9 às 12 horas
Local: Faculdade de Enfermagem UERJ

i)       RECURSO PARA REVISÃO DE ERRO MATERIAL:
Data: 21/11/2012
Horário: 14 às 16 horas
Local: Faculdade de Enfermagem UERJ

j)       RESULTADO DO RECURSO E CONFIRMAÇÃO DO CALENDÁRIO DE ENTREVISTA:
Data: 22/11/2012
Horário: 14 horas
Local: Faculdade de Enfermagem UERJ

k)     ENTREVISTA E ANÁLISE DE CURRÍCULO:
Data: 27/11/2012 a 04/12/2012
Horário: a ser agendado
Local: Faculdade de Enfermagem UERJ

l)       DIVULGAÇÃO DO RESULTADO:
Data: 14/12/2012
Horário: 14 horas
Local: Faculdade de Enfermagem UERJ

m)   RECURSO PARA REVISÃO DE ERRO MATERIAL:
Data: 17/12/2012
Horário: 9 às 12 horas
Local: Faculdade de Enfermagem UERJ

n)     DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL:
Data: 17/12/2012
Horário: 14 horas
Local: Faculdade de Enfermagem UERJ

o)     MATRÍCULA:
Data: 04/02/2013 a 08/02/2013
Horário: 9 às 16 horas
Local: Faculdade de Enfermagem UERJ

p)     DIVULGAÇÃO DOS CANDIDATOS RECLASSIFICADOS:
Data: 14/02/2013
Horário: 14 horas
Local: Faculdade de Enfermagem UERJ


q)     MATRÍCULA DOS RECLASSIFICADOS:
Data: 18/02/2012 e 19/02/2013
Horário: 9 às 16 horas
Local: Faculdade de Enfermagem UERJ


VIII - DISPOSIÇÕES GERAIS:

VIII.1. A inscrição do candidato implicará conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, não sendo aceita alegação de desconhecimento;
VIII.2. Haverá vista de prova(s) conforme data definida no Calendário do presente edital. A vista de prova terá, única e exclusivamente, o objetivo de verificação de eventual erro material.
VIII.3. Serão aceitos recursos somente para revisão do tipo de erro citado no item anterior, sendo que o mesmo é entendido como erro no cômputo das notas.
VIII.3. As importâncias pagas não serão devolvidas quaisquer que sejam os motivos alegados;
VIII.4. O processo seletivo só terá validade para o Curso que será iniciado em 2013/1º semestre;
VIII.5. Havendo desistência após o início das atividades didático-pedagógicas não haverá chamada para candidatos aprovados e não selecionados, fora do calendário de reclassificação;
VIII.6. Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-graduação em Enfermagem;
VIII.7. A documentação dos candidatos não selecionados no processo seletivo ficará à disposição dos respectivos interessados para retirada, na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, por um prazo de 90 (noventa) dias, a contar da divulgação do Resultado Final da Seleção. Após esse prazo, os documentos não retirados serão destruídos.



ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS E INFORMAÇÕES

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Boulevard 28 de Setembro, nº 157, 7º andar, Sala 702.
Vila Isabel CEP: 20.551-050 Rio de Janeiro, RJ.
Telefone(s): (55-21) 2868-8236 ramal 210  (55-21) 2334-2073
www.facenf.uerj.br
E-mail: cpgenf@gmail.com


 


















APÊNDICE


Processo Seletivo 2013
Plano de Estudos
(máximo de 15 laudas)




1.               ÁREA DE INTERESSE DO ESTUDO E MOTIVAÇÃO e sua correlação com a trajetória
           profissional.

2.               OBJETO DE ESTUDO
             Recorte temático que se pretende investigar.

3.               JUSTIFICATIVA
             Relevância teórica, social e profissional do estudo, problema escolhido e sua contextualização.

4.               OBJETIVOS
             Resultados que se pretende alcançar.

5.               PROPOSTA METODOLÓGICA
Abordagem da pesquisa – campo de pesquisa; sujeito do estudo; técnica de coleta de dados; e análise de dados.

6.               REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS segundo as Normas da Associação Brasileira de Normas
           Técnicas – ABNT 2002/2003

terça-feira, 29 de maio de 2012

Oportunidade para docentes


Boa tarde, procuro profissionais com experiência ou professores universitários para ministrar cursos de extensão emtodo o Brasil.
Se tem algo atual, idéias, experiência, gosta de viajar, falar com as pessoas, ministrar aulas então envie teu cv e tema de curso para waleskabalieiro@yahoo.com.br ou 1282174685

Oportunidade


Hospital Modelo (Niterói) seleciona para contratação em Agosto/2012: Enfermeiras Plantonistas eTécnico de Enfermagem, . Enviar CV para mcarvalho@innovarhe.com.br

domingo, 27 de maio de 2012

Semana de enfermagem

Divulgando o evento para comemorar a semana da enfermagem no Hospital Estadual Eduardo Rabello!!! Inscrições na gerencia de enfermagem 2333-6734 ou pelo e-mail: gerenteenfherab@hotmail.com !!! Não percam!!!!

Autorizado concurso público que cria 500 vagas para Ministério Saúde


O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou, nesta sexta-feira (25), a realização de concurso público para o cargo de analista técnico de políticas sociais da carreira de desenvolvimento de políticas sociais. A portaria número 230, publicada no Diário Oficial da União (DOU), prevê a criação de 825 novas vagas, sendo 500 destinadas ao quadro de servidores do Ministério da Saúde.



A carreira de analista técnico de políticas sociais é prevista na Lei número 12.094/ 2009. Segundo o texto, é função do profissional executar atividades de assistência técnica em projetos e programas nas áreas de saúde, previdência, emprego e renda, segurança pública, desenvolvimento urbano, segurança alimentar, assistência social, educação, cultura, cidadania, direitos humanos e proteção à infância, à juventude, ao portador de necessidades especiais, ao idoso e ao indígena.



De acordo com o decreto, a realização do concurso ficará a cargo da secretaria executiva do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que será responsável por determinar as normas necessárias, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos. O texto estipula também o prazo para a publicação do edital de abertura do concurso, que deve acontecer em seis meses.



A edição desta sexta-feira do DOU publicou também a portaria interministerial número 229 que determina que para ingressar no cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais é necessário ter diploma de graduação em nível superior ou título de pós-graduação de especialização, mestrado ou doutorado nas habilitações de: saúde, gestão social, previdência, assistência social ou educação. As demais 325 vagas previstas no concurso serão distribuídas para doze secretarias e ministérios. (fonte: idest.com.br)

sábado, 26 de maio de 2012

A Experiência Cirúrgica e a Importância da Orientação para a Excelência do Cuidado


A Experiência Cirúrgica e a Importância da Orientação para a Excelência do Cuidado

DIA: 26 de junho de 2012          HORÁRIO: 16:00 às 18:00
LOCAL: FACULDADE DE ENFERMAGEM/UERJ
Auditório Rachel Haddock Lobo
Av. 28 de setembro, 157/7º andar – Vila Isabel
VAGAS: 120 vagas
PÚBLICO-ALVO: acadêmicos e profissionais da área da enfermagem.
COORDENAÇÃO: este evento é uma iniciativa dos projetos de extensão: “Orientando o cliente em situação cirúrgica para diferenciar o cuidado” coordenado pela Prof.ª Dr.ª Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza e “Assistência de Enfermagem no Transoperatório ao Acompanhante da Criança em Situação Cirúrgica” coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo Peres Sampaio .

Pré-inscrição pelo email: pacientecirurgico@gmail.com
A resma de papel A4 deve ser entregue no dia do evento

CONVIDADOS
ØProf.ª Drª Célia Caldeira Fonseca Kestenberg (UERJ) – O significado da experiência cirúrgica.
ØProf.ª Drª Cecília Maria Izidoro Pinto (UFRJ)– Visita pré e pós-operatória.
ØProf.ª Drª  Norma Valéria Dantas de Oliveira (UERJ) – Orientações de Perioperatório.




quarta-feira, 23 de maio de 2012

Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) em Radiologia.


Apresentação

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) promove processo seletivo público para o preenchimento de 30 vagas para o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) em Radiologia.

Este será o primeiro curso técnico integrado na modalidade de jovens e adultos oferecido pela EPSJV e funcionará no turno da noite. O curso é destinado àqueles que tenham concluído o Ensino Fundamental e tenham completado 18 anos até o dia da matrícula. A duração do curso é de três anos, durante os quais o aluno deverá cursar as disciplinas da formação geral do Ensino Médio e da formação profissional, organizadas em um currículo único e integrado.

Assim como a EPSJV irá fazer no processo seletivo dos curso técnicos integrados ao ensino médio, o PROEJA também optou pelo Sorteio Público para o preenchimento das vagas.

Mais informações sobre o processo seletivo do PROEJA estão disponíveis neste site e no Manual do Candidato, disponível na Secretaria da EPSJV.

http://www.proeja.epsjv.fiocruz.br/ 

Cursos Gratuitos - FIOCRUZ



Lista de cursos com inscrições abertas

Ciclo de Discussões do Projeto Interdisciplinar do Ensino IPEC/FIOCRUZ



A Vice-Direção de Ensino do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas - IPEC/FIOCRUZ convida a todos os servidores e colaboradores para participarem de mais uma atividade do Ciclo de Discussões do Projeto Interdisciplinar do Ensino IPEC/FIOCRUZ, coordenado pela Profa. Dra. Celina Mannarino. Essa atividade estará inserida no Curso Internacional de Curta Duração - Pesquisa Qualitativa e Produção do Conhecimento em Saúde na Pesquisa Clínica (no período de 21 a 25/05/2012), sob a coordenação das Profas. Dras. Claudia Teresa Vieira de Souza e Dinair Leal da Hora.

A atividade do CICLO DE DISCUSSÕES será a mesa-redonda sobre o tema: Discussão Crítica na Formação do Profissional de Saúde: A Pesquisa Clínica e as Interfaces com as Práticas de Saúde e a Sociedade”.

DATA/HORÁRIO: 24/05/2012, quinta-feira, de 13:30 às 16:30hs.

LOCAL: Auditório da Vice-Direção de Ensino do IPEC/FIOCRUZ.

INSCRIÇÃO: Os candidatos deverão preencher o formulário e entregá-lo na secretaria acadêmica do IPEC ou enviar para o e-mail ensino@ipec.fiocruz.br, até o dia 23/05/2012.

Formulário: Ficha de Inscrição

COMPOSIÇÃO DA MESA E TEMAS

Profa. Regina Maria de Carvalho Erthal - Antropóloga - Pesquisa/IPEC-FIOCRUZ
Coordenação da mesa

Prof. João Nunes Arriscado - Ciências Sociais - Coimbra/IPEC-FIOCRUZ
"Os processos de saúde e doença e as contribuições das Ciências Sociais às práticas de saúde."

Profa. Celina Mannarino - Psiquiatria - Ensino /IPEC-FIOCRUZ
"A problematização na formação da equipe de saúde e as aplicações da interdisciplinaridade na pesquisa clínica"

Prof. Luis David Castiel - Epidemiologia - ENSP-FIOCRUZ
"Prevenção e promoção de saúde: discussão sobre os riscos e a cultura hiperpreventiva"







 http://www.ipec.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home